sexta-feira, 31 de julho de 2015

CNDL: Aumento da taxa Selic freia o consumo das famílias e reduz o crescimento

Honório Pinheiro/Reprodução
O aumento da taxa Selic (taxa básica de juros) em 0,5% ponto percentual, passando de 13,75% para 14,25 ao ano, segundo decisão tomada quarta-feira (29) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, irá frear ainda mais o consumo das famílias e crescimento da economia brasileira, afirmou o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro.
A nota informativa é repassada pela assessoria de imprensa da Confederação.
A elevação atingiu o maior patamar desde julho de 2006, quando estava em 14,75% ao ano.
A autoridade monetária também indicou que os juros devem apresentar as mesmas condições nos próximos meses como medida para reter a inflação.
Para Honório Pinheiro, a elevação dos juros em 0,5% não será capaz de resolver o aumento dos preços.
"O governo já vem realizando alguns ajustes, mas mortificar a atividade econômica, o consumo e os setores produtivos não será a solução. O aumento da taxa vai reduzir ainda mais a expansão de crédito e a geração de empregos", afirmou Honório Pinheiro.
O aumento dos juros básicos acontece em um período em que a economia está em um baixo nível de atividade, com altos índices de desemprego e PIB encolhendo.
Porém, a estimativa é que os juros comecem a cair no próximo ano.
"O país agora deve ser movimentar para aprovar a jornada flexível de trabalho e fazer um sacrifício político para reduzir a alta carga tributária que assola comerciantes e é repassada aos consumidores", "concluiu Honório Pinheiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário