quinta-feira, 31 de março de 2022

ANA: Monitor de Secas registra abrandamento do fenômeno no RN e seu retorno no MA em fevereiro

Imagem: Reprodução/ANA
Devido às chuvas abaixo da média nos últimos meses, a seca ressurgiu no noroeste do estado do MA e avançou em PE no mês de fevereiro passado.
No sentido oposto, devido às chuvas acima da normalidade, a seca grave recuou no nordeste e no centro do RN e a seca fraca desapareceu no sudoeste da BA.
Entre janeiro e fevereiro, o RN teve um abrandamento da seca com o forte recuo da seca grave de 62% para 16% do estado, que é a melhor condição desde fevereiro de 2021, quando houve seca moderada em 81% do território potiguar.
Apesar da melhora, o estado registrou a condição mais severa do Nordeste no último mês. 
A área total com o fenômeno seguiu estável, já que a seca é registrada em 100% do RN consecutivamente há um ano e três meses.
Os dados são do Monitor das Secas que realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo.
A informação é da Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom), órgão noticioso institucional da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário