sexta-feira, 20 de julho de 2018

TSE: Deferido pedido do PROS que altera cálculo de distribuição do Fundo Eleitoral

Imagem: Ilustração
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, deferiu o pedido de correção do cálculo de distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), conhecido como Fundo Eleitoral, feito pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS).
Com a decisão, mais dois parlamentares foram contabilizados à sigla para fins de repasse do FEFC, diz informação postada através do portal do TSE na internet.
Na petição, o PROS alegou que o senador Hélio José da Silva Lima e o deputado federal Francisco Vaidon Oliveira, filiados à legenda em 15 e 1º de agosto de 2017, respectivamente, não teriam sido considerados nos cálculos de distribuição.
Por essa razão, argumentou que possuía seis deputados federais e um senador devidamente filiados à legenda até o dia 28 de agosto do ano passado, data-limite para totalização do número de deputados e senadores de cada partido, utilizado para o cálculo de distribuição dos recursos às agremiações.
Na decisão, o ministro relata que a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) informou que os dois parlamentares não constavam da lista oficial do Sistema de Filiação Partidária (Filiaweb) na data-limite utilizada pela Justiça Eleitoral, tendo sido inseridos no sistema apenas em outubro do ano passado, ou seja, em data posterior à fixada pela Resolução nº 23.568/2018.
Porém, de acordo com o ministro, a homologação que a Justiça Eleitoral realiza sobre as listas encaminhadas pelos partidos não tem natureza constitutiva, mas meramente declaratória da regularidade dos atos de filiação nelas apontadas. 
O ministro entendeu que, como consequência, a oficialização das filiações encaminhadas opera o chamado efeito ex tunc, retroagindo à data do preenchimento dos formulários de adesão.
Com a correção do cálculo de distribuição do FEFC, o partido Democratas (DEM) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) perderam um parlamentar cada no cômputo dos valores a serem destinados às agremiações.
Os novos valores para repasse do Fundo Eleitoral podem ser consultados no portal do TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário