terça-feira, 7 de abril de 2020

ALRN: Comissão e secretário estadual de Saúde Pública debatem ações de combate à COVID-19

Imagem: Reprodução
A Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia Legislativa do RN (ALRN) se reuniu, através de videoconferência, nesta segunda-feira (06), com o secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia (foto), para ouvir as ações do Governo do Estado no enfrentamento e combate à COVID-19.
Na ocasião, foram feitos questionamentos ao secretário sobre o Hospital de Campanha na Arena das Dunas e seus custos, aponta informação da assessoria de imprensa da ALRN.
O secretário disse que tudo está sendo feito com base em estudos técnicos e com acompanhamento dos órgãos de controle.
Cipriano Maia falou ainda que seriam necessários R$ 300 milhões para suprir as demandas de leitos e estrutura para suportar as consequências da COVID-19 no RN.
Participaram da reunião os deputados que compõem a Comissão, Francisco do PT, Sandro Pimentel (PSOL), Kelps Lima (SDD), Getúlio Rêgo (DEM) e Tomba Farias (PSDB) que ficaram preocupados com os dados apresentados pelo titular da pasta da Saúde no RN.
Os deputados questionaram ainda se o Hospital de Campanha não poderia ser feito no Centro de Convenções, e de acordo com Cipriano Maia, o local é de difícil acesso e segundo os estudos técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN), seria mais oneroso financeiramente.
Sobre o Hospital da Polícia Militar, o secretário destacou que será priorizada a reabertura com instalação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e outros leitos, com previsão para a próxima semana.
Em relação aos Equipamentos Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da Saúde, Cipriano Maia reforçou a importância dos mesmos e disse que o Governo do Estado está unindo esforços para manter o abastecimento desses produtos.
A quantidade de testes apara o Coronavírus também entrou na pauta da reunião e segundo o secretário, há uma previsão de chegada de mais testes para o RN.
O deputado Sandro Pimentel falou da dificuldade em receber respostas do Governo do Estado sobre os questionamentos que foram apresentados na última semana e o secretário se comprometeu em acelerar as respostas.
O parlamentar sugeriu ainda a importância de a Comissão ouvir os secretários de Planejamento e Finanças (SEPLAN); Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS); Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF); e, os reitores da Universidade Federal do RN (UFRN) e da Universidade do Estado do RN (UERN).
Uma nova reunião virtual ficou marcada para esta quarta-feira (08), às 14h, e foram convidados para participar o presidente do Sindicato dos Médicos do RN (SINMED/RN) e da UNIMED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário