Imagem: Ilustração |
Esse
avanço reflete os indícios de retomada do ambiente econômico no país.
Dados
da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção
ao Crédito (SPC Brasil) revelam que o Indicador de Uso de Crédito atingiu 32,1
pontos – o maior índice desde o início da série, em 2017, quando foi registrado
27,9 pontos.
Pela
metodologia, o indicador varia de zero a 100, sendo que quanto mais próximo de
100, maior o uso das modalidades; quanto mais distante, menor o uso.
Mesmo
com o avanço recente, a sondagem constatou certa dificuldade na obtenção de
crédito.
Dois
em cada dez consumidores (21%) ouvidos tiveram o acesso ao crédito negado em
junho, principalmente por estarem com nome nos cadastros de devedores (7%) ou
por terem excedido o limite de crédito (3%).
Em
contrapartida, 5% não souberam declarar qual o motivo.
Além
disso, mais da metade (59%) mencionou que o financiamento foi a modalidade mais
difícil de obter aprovação no período.
Já
54% dos consumidores disseram ter tido algum tipo de dificuldade ao buscar
empréstimo, enquanto 40% citaram o crediário e outros 40% o cartão de crédito.
O
texto é proveniente da assessoria de imprensa da CNDL/SPC Brasil.
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