Imagem: Ilustração/TSE |
A
iniciativa, que será veiculada em emissoras de TV, rádios e redes sociais, tem
o objetivo de sensibilizar os eleitores para a importância do voto como
instrumento de participação do cidadão na definição do destino do país.
A
ação vai alertar o cidadão que optar não ir às urnas ou votar em branco gera
impactos no processo eleitoral, contribuindo para a escolha de governantes e
legisladores com legitimidade reduzida e baixa representatividade.
“A campanha contra o absenteísmo também
pretende desfazer mitos que envolvem o processo eleitoral, tais como a ideia
equivocada segundo a qual a eleição poderá ser anulada se a maioria votar em
branco. Isso porque tanto o voto branco quanto o nulo não são levados em conta
para a apuração do resultado das eleições. As peças publicitárias também
buscarão enfatizar que voto em branco – aquele em que o eleitor não manifesta
preferência por nenhum dos candidatos – não é mecanismo de protesto e só
contribui para a escolha de políticos com um número menor de votos“,
complementa a informação publicada pelo site
do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
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