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O
Bradesco lidera o ranking de instituições financeiras com mais reclamações no
segundo semestre de 2016, com 5.443 registros, de acordo com o ranking divulgado
pelo Banco Central na sexta-feira (27).
Em
segundo lugar, aparece a Caixa Econômica Federal, com 4.139 reclamações,
seguida pelo conglomerado Santander, com 1.661 queixas, descreve informação do Portal Brasil.
De
acordo com dados preliminares de janeiro, o volume de reclamações contra o
Bradesco já está retornando ao patamar observado antes do mês de outubro.
Irregularidades
relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das
operações e serviços oferecidos pelas instituições financeiras foram as queixas
mais comuns ao longo do segundo semestre de 2016, com 2.356 registros.
Em
seguida estão as reclamações referentes à oferta ou prestação de informação a
respeito de produtos e serviços de forma inadequada, com 2.300 registros.
Na
terceira posição, estão as reclamações contra irregularidades relativas a
integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e
serviços relacionados a cartões de crédito, com 1.947 registros.
Também
estão entre os assuntos que mais geraram reclamações no segundo semestre do ano
passado débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (1.731 casos);
cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados (1.149 casos);
restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado
relativas a pessoas naturais (903 casos).
Insatisfação
com a resposta recebida da instituição financeira referente a reclamação registrada
no Banco Central (840 casos); cobrança irregular de tarifa diferenciada em
cartão de crédito (361 casos); recusa ou dificuldade de acesso aos canais de
atendimento convencionais (272 casos) e recusa de cancelamento de pacote de
serviços (242 casos), também foram reclamações recorrentes.
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