Segundo
um levantamento nacional encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC
Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, mais da metade dos consumidores (53%) das capitais
admite ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses.
O
percentual é ainda maior entre as mulheres, já que seis em cada dez (57%)
entrevistadas assumem a falta de planejamento em relação às suas últimas compras,
de acordo com informação da assessoria de imprensa do SPC Brasil.
Quando
perguntados sobre os produtos que menos resistiram e acabaram comprando mesmo
sem haver necessidade, o item mais citado são as roupas (24%), seguidos pelos
calçados (12%), CDs e DVDs (7%), smartphones (7%) e livros (6%).
Dentre
as motivações que mais levam os consumidores a fazer uma compra sem
planejamento prévio, o levantamento aponta que a principal delas é a promoção
(51%), sobretudo entre a parcela feminina de entrevistados (61%) e indivíduos
da classe C (55%).
Também
foram mencionados outros estímulos como a atratividade do preço (31%), as
características do produto, como funcionalidade e beleza (6%) e a facilidade de
pagamento (4%).
Os
locais em que as compras impulsivas mais ocorrem são os supermercados (30%), os
shopping centers (20%) e as lojas virtuais (17%).
O
estudo mostra ainda que na visão dos consumidores entrevistados, as lojas de
departamento (28%) e os sites na internet (22%) são as que mais facilitam o
acesso ao crédito, estimulando, consequentemente, as compras de itens não
considerados tão necessários.
Baixe
a pesquisa completa no endereço eletrônico https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/pesquisas.
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