sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Lajes: Encontro tratou da retomada do programa de cisternas; Assú tem demanda de mil unidades

Imagem: Reprodução
A retomada do programa institucional de construção de cisternas, ação do Governo Federal gerenciada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), foi objeto de um encontro realizado quinta-feira (21) na cidade de Lajes, região Central do RN, evento mobilizado pela organização não governamental Articulação do Semiárido (ASA) Potiguar.
Batizado de Programa Cisternas, a iniciativa teve seu primeiro edital lançado no último mês de julho e as quase 50 mil cisternas serão construídas na região do semiárido brasileiro, compreendendo os nove estados nordestinos e mais o estado de MG.
Os dez lotes, um por estado, foram arrematados pela Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), organização ligada à Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA)
Neste primeiro edital, com investimento previsto de R$ 400 milhões, serão construídos 3.940 equipamentos de acesso à água para produção de alimentos, além de 47.550 cisternas de consumo, cada uma com capacidade para 16 mil litros de água.
Um dos presentes à reunião em Lajes foi o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Assú, Elvimar Rocha.
Ele disse que já tem números da demanda de Assú no âmbito do referido programa: levantamento realizado pela Federação das Entidades de Desenvolvimento Sustentável do RN (Fedsurn) identificou que o Assú possui atualmente uma carência de mil cisternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário