quarta-feira, 10 de março de 2021

UFRN: Novo dispositivo que será objeto de patenteamento é aposta para melhorar a caminhada

Imagem: Cícero Oliveira/Assessoria
Cientistas da Universidade Federal do RN (UFRN) acabam de pedir o patenteamento de um dispositivo capaz de melhor potencialmente a qualidade de vida de pessoas acometidas por doenças como acidente vascular encefálico, esclerose múltipla, paralisia cerebral e traumatismo crânio encefálico.
Trata-se de um novo sistema com conectores, os eletrodos, integrado em uma vestimenta aplicável para inserção em dispositivos de neuroprótese para a queda plantar.
A invenção teve seu pedido de propriedade intelectual registrado sob o nome Vestimenta e sistema de eletrodos para dispositivo de promoção de dorsiflexão do pé por estimulação elétrica neuromuscular, com a participação dos pesquisadores Guilherme Augusto de Freitas Fregonezi, Luciana de Andrade Mendes, Túlio Oliveira de Souza e George Carlos do Nascimento, todos docentes da UFRN.
Segundo informação da assessoria de imprensa da Universidade, a pesquisa é vinculada ao programa de doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), núcleo UFRN, e foi desenvolvida no Laboratório de Inovação em Reabilitação, situado no Departamento de Fisioterapia da UFRN, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário