sexta-feira, 31 de maio de 2019

Prevenção: Recomendação visa combater propagação de dengue, chikungunya e zika em quatro cidades

Imagem: Ilustração
O Ministério Público do RN (MPRN) emitiu recomendação para que quatro municípios adotem diversas medidas para combater arbovirores, como dengue, chikungunya e zika.
As orientações são destinadas a Nova Cruz, Passa e Fica, Lagoa D’Anta e Montanhas, na região Agreste potiguar, destaca informação veiculada por meio do portal virtual do MPRN.
Os municípios deverão realizar todos os ciclos anualmente previstos de controle e combate a essas doenças, incluindo ações educativas junto à comunidade local, considerando a porcentagem dos imóveis habitados e não habitados que já foram visitados com sucesso pelos agentes de endemias.
Para isso, é preciso que as Prefeituras garantam os veículos e o transporte dos agentes às áreas mais distantes do município; adquiram os equipamentos de proteção individual (EPI) para esses profissionais e os insumos necessários ao trabalho (como pesca-larvas, provetas, trenas e escadas); e que promovam capacitações para as equipes, com foco no combate ao mosquito.
Outra garantia a ser dada aos agentes de endemias é que o município adote as medidas administrativas, dentro do poder de polícia, para que possam adentrar nos imóveis habitados, a fim de verificar a existência de focos e sua eliminação, notificando prévia e amplamente a população em geral e os seus proprietários acerca do cronograma de visitação.
A ação deve atingir 100% dos imóveis visitados, requisitando, se necessário, força policial para ingresso forçado.
O mesmo uso do poder de polícia deve ser utilizado para que os agentes entrem nos imóveis não habitados.
O MPRN também recomendou que os Municípios providenciem a regular alimentação do Sistemas de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) em relação à ocorrência das arboviroses em cada localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário