domingo, 30 de setembro de 2018

Sudene: Seminário da Rede Palma debateu soluções para o semiárido nordestino

Imagem: Ilustração
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) deu mais um passo para o fortalecimento das atividades econômicas do semiárido.
A 2ª Reunião Técnica da Rede Palma apresentou terça-feira (25) projetos que apontam o vegetal como alternativa viável à sobrevivência das cadeias produtivas da região durante os períodos de estiagem.
O encontro ocorreu na sede da Superintendência, em Recife (PE), e contou com a presença de diversas instituições de fomento ao desenvolvimento regional, sublinha informação veiculada pelo site da autarquia regional.
Idealizada pela Sudene, a rede busca oferecer apoio técnico e possibilitar o intercâmbio de informações entre agentes públicos e privados que atuam com pesquisas e experimentos agrícolas que utilizam a palma.
Na avaliação dos técnicos da instituição federal, as características fisiológicas da palma, associadas ao seu bom valor nutritivo e resistência a longos períodos de déficit hídrico, contribuem de forma decisiva para a alimentação animal.
A alta capacidade de retenção de água pelo vegetal também é alternativa para o suprimento deste líquido para os rebanhos.
Outras atividades econômicas também são possíveis a partir do uso do vegetal, conforme a nota técnica publicada pela Sudene.
E foi justamente considerando a necessidade de identificar quais as melhores condições de plantio do vegetal que a primeira exposição do evento detalhou a metodologia proposta para o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) da palma forrageira.
Pesquisadores da Universidade Federal Rural de PE (UFRPE) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Empresa (Embrapa), unidade Semiárido, explicaram que o levantamento mapeou os municípios que possuem aptidão climática para o cultivo do vegetal, indicando os períodos mais favoráveis para o plantio.
Os técnicos presentes no evento foram divididos em grupos por estado e ficaram responsáveis pela validação dos dados.
Os participantes devem apresentar as conclusões em até uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário