sexta-feira, 30 de março de 2018

CNT: Estudo apresenta as rodovias esquecidas pelo poder público no país

Imagem: Ilustração/CNT
O que leva uma ligação rodoviária aparecer de forma frequente nas últimas posições da Pesquisa CNT de Rodovias durante 14 anos?
Foi para responder essa pergunta que a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) produziu o estudo Transporte Rodoviário: Rodovias Esquecidas do Brasil.
O levantamento selecionou as 15 ligações rodoviárias esquecidas das 109 avaliadas anualmente pela CNT.
Como critério, adotou-se a regra de que a extensão deveria ser majoritariamente de jurisdição federal e que aparecesse por, pelo menos, quatro vezes entre as vinte últimas posições do ranking de classificação de ligações da Pesquisa CNT de Rodovias nas edições publicadas entre 2004 e 2017.
Durante esse período, foram realizadas 13 pesquisas utilizando os mesmos métodos de avaliação, o que permitiu a construção de uma base de dados ampla o suficiente para verificar a evolução da qualidade das ligações selecionadas.
A conclusão mostra que as más condições das rodovias que compõem as Ligações se devem ao baixo nível de investimento realizado pelo Governo Federal.
Apesar de a maior parte dos recursos, 67,9% do orçamento público federal aportado especificamente nas ligações, destinarem-se a ações de manutenção, o volume de recursos é insuficiente para promover a melhoria da qualidade oferecida aos usuários.
A CNT calcula que sejam necessários R$ 5,80 bilhões apenas para solucionar os principais problemas identificados nessas rodovias.
Ou seja, para recuperar apenas as piores ligações rodoviárias do país, é necessário destinar a essas ações prioritárias o equivalente a 69,7% do recurso autorizado pelo Governo Federal para intervenções rodoviárias em 2017.

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