Imagem: Ilustração/CNT |
Foi
para responder essa pergunta que a Confederação Nacional dos Transportes (CNT)
produziu o estudo Transporte Rodoviário:
Rodovias Esquecidas do Brasil.
O
levantamento selecionou as 15 ligações rodoviárias esquecidas das 109 avaliadas
anualmente pela CNT.
Como
critério, adotou-se a regra de que a extensão deveria ser majoritariamente de
jurisdição federal e que aparecesse por, pelo menos, quatro vezes entre as
vinte últimas posições do ranking de classificação de ligações da Pesquisa CNT de Rodovias nas edições
publicadas entre 2004 e 2017.
Durante
esse período, foram realizadas 13 pesquisas utilizando os mesmos métodos de
avaliação, o que permitiu a construção de uma base de dados ampla o suficiente
para verificar a evolução da qualidade das ligações selecionadas.
A
conclusão mostra que as más condições das rodovias que compõem as Ligações se
devem ao baixo nível de investimento realizado pelo Governo Federal.
Apesar
de a maior parte dos recursos, 67,9% do orçamento público federal aportado
especificamente nas ligações, destinarem-se a ações de manutenção, o volume de
recursos é insuficiente para promover a melhoria da qualidade oferecida aos
usuários.
A
CNT calcula que sejam necessários R$ 5,80 bilhões apenas para solucionar os
principais problemas identificados nessas rodovias.
Ou
seja, para recuperar apenas as piores ligações rodoviárias do país, é
necessário destinar a essas ações prioritárias o equivalente a 69,7% do recurso
autorizado pelo Governo Federal para intervenções rodoviárias em 2017.
Acessa
a íntegra do Estudo neste link: http://www.cnt.org.br/imprensa/noticia/rodovias-esquecidas-do-brasil.
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