segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SebraeTec: Programa leva melhorias para indústria cerâmica do Vale do Açu

Através do programa SebraeTec, consultores do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresado RN (Sebrae) estão realizando um trabalho de orientação junto a 12 empresas do setor ceramista estabelecidas em municípios que integram a região do Baixo-Açu, visando levá-las a promover a adequação dos seus produtos às normas técnicas de qualidade.
Quem registra a informação é o jornalista Marcos Aurélio de Sá, articulista do vespertino O Jornal de hoje, edição desta segunda-feira (30).
A produção industrial de cerâmica vermelha (telhas, tijolos e lajotas) é uma das atividades mais representativas da economia do Vale do Açu, especialmente em razão do volume de empregos que oferece.
Mas é apontada como responsável por uma elevada taxa de emissão de poluentes, diante da utilização da lenha como combustível para a queima dos seus produtos.
O trabalho dos consultores do Sebrae é fazer com que os dirigentes da cadeia ceramista conheçam e passem a aplicar métodos que mudem para melhor o processo de produção e criem alternativas que resultem em melhoraria de qualidade e produtividade.
No município de Ipanguaçu, a Cerâmica Pataxó – que produz um milhão de tijolos e lajotas por mês – já está conseguindo reduzir substancialmente as suas perdas de peças durante a queima, graças à aplicação prévia de testes de qualidade da argila, que são feitos em laboratório instalado na própria empresa, fato que ocorreu por sugestão dos consultores.
Para diminuir a emissão de carbono, os ceramistas do Baixo-Açu estão se mostrando dispostos a aderir ao chamado “forno vagão”, uma nova tecnologia de queima que consome menos lenha do que os fornos tradicionalmente utilizados na região.
O ceramista Vilson Morais, do município de Pendências, afirma que graças à consultoria do programa SebraeTec, sua empresa já conseguiu melhorar bastante a qualidade dos seus produtos, inclusive do ponto de vista estético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário