sábado, 2 de dezembro de 2023

IBGE: Informalidade no RN se mantém estável e está acima da média nacional, verifica pesquisa

Imagem: Assessoria/IBGE
Das 1,3 milhões de pessoas ocupadas do estado, 596 mil são trabalhadores informais, levando a uma taxa de informalidade para o estado do RN de 44,3% da população ocupada, percentual acima da média brasileira (39,1%).
A maior taxa do mesmo índice ficou com o MA (57,3%) e a menor com o estado de SC (26,8%). 
Do número de pessoas ocupadas no RN (1,3 milhão), aquelas trabalhando por conta própria no terceiro trimestre de 2023 foram 343 mil (25,5%), enquanto os empregados foram 944 mil (70,1%).
Na comparação com o trimestre anterior, verifica-se um incremento de cerca de 15 mil pessoas ocupadas entre os empregados do setor privado.
Se comparado com o mesmo trimestre do ano anterior, houve uma diminuição de mil trabalhadores no setor. Incremento também no número total de trabalhadores domésticos (10%) em relação ao trimestre anterior.
Observou-se também uma queda de menos 13 mil trabalhadores por conta própria no RN, uma redução percentual de 3,7% se comparado ao trimestre anterior: abril, maio e junho.
Entre os empregadores, houve um incremento de três mil ou 8,3% a mais, apontam os números, produzidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) Trimestral, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário