Imagem: Reprodução |
Os trabalhos envolvem uma equipe multidisciplinar da regional da Emater/RN de Mossoró e dos escritórios locais que compõem essa regional.
O projeto foi iniciado em 2013 e está sendo reformulado, agora com atividades voltadas para os aspectos nutricionais e gastronômicos.
A cultura do arroz vermelho, ou arroz da terra, tem importância econômica para vários municípios da região Oeste potiguar, envolvendo em Apodi, por exemplo, a participação de cerca de 300 famílias, com uma produção que chegou a 863 toneladas em 2019 e contribuiu com 10% do PIB do município, injetando aproximadamente R$ 30 milhões.
Os extensionistas Alexandre Dantas (gastrólogo) e Leila Paiva (nutricionista) desenvolveram algumas receitas a base de arroz vermelho, tais como: risoto sertanejo de arroz vermelho com carne de sol e banana caramelizada, cookies de arroz vermelho com banana e coco e, mais recentemente, o bolo de arroz vermelho com especiarias (foto).
A proposta é apresentar essas novas formas de preparo através de oficinas técnicas, visitas e seminários virtuais.
Ao final do projeto, os técnicos planejam, através da Emater/RN, desenvolver e publicar uma cartilha didática de oito receitas autorais, tendo o arroz vermelho como o insumo principal, combinado com outros ingredientes regionais, frisa informação da assessoria de imprensa da autarquia, na capital do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário