quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Sesap: Pasta inicia pesquisa para identificar o comportamento da COVID-19 no RN

Imagem: Reprodução
Mapear o comportamento da COVID-19 em todas as regiões do RN é a função do Inquérito Sorológico que tem início nesta sexta-feira (08).
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em parceria com o Instituto Amostragem, do estado do PI, tem como meta a elaboração de 24 mil entrevistas e exames.
A pesquisa acontece em três etapas com intervalo de uma semana entre elas, sendo 2.300 domicílios aproximadamente em cada etapa.
O inquérito tem o apoio do Comitê Científico instaurado desde o início da pandemia com pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do RN (UFRN).
O cronograma está dividido em três ciclos nas seguintes datas: primeiro ciclo, de 08 a 10 de janeiro; segundo ciclo, de 15 a 17 de janeiro; e, terceiro ciclo, de 22 a 24 de janeiro.
Serão analisados oito municípios com sede de regionais de saúde no estado: Pau dos Ferros, Mossoró, Assú, Natal, João Câmara, São José do Mipibu, Santa Cruz e Caicó.
Para cada município serão vinte entrevistadores e pesquisadores que farão a aplicação de um questionário com perguntas referentes a sintomas, estado de saúde, idade, comorbidades, entre outras questões importantes para embasar a pesquisa.
Ao todo, serão 160 pesquisadores em campo.
Em cada município sede serão sorteados 30 setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia E Estatística (IBGE) para a realização do inquérito e em cada setor serão realizadas 100 entrevistas, em domicílios previamente determinados pela UFRN, anuncia informação da assessoria de imprensa da Sesap, na capital do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário