sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Pesquisa: Seis em cada dez brasileiros pretendem comprar presentes para si mesmos no Natal

Imagem: Ilustração
Pesquisa conduzida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais brasileiras aponta que seis em cada dez (65%) consumidores devem se auto presentear na data — um crescimento de 11 pontos percentuais em relação a 2018.
A expectativa é de que 101,6 milhões de pessoas comprem algum presente para si mesmas neste fim de ano, o que promete movimentar cerca de R$ 36,7 bilhões na economia.
Boa parte desse fenômeno é movido pelo aspecto emocional em suprir uma necessidade aliada à reconfortante ideia do “eu mereço”.
De acordo com o levantamento, entre os que estão dispostos a comprar presentes para si mesmos, 51% afirmam que o fazem por precisar de algum produto e, por essa razão, aproveitam esta época.
Outros 30% justificam ser uma recompensa por terem trabalhado muito em 2019, enquanto 17% admitem que o Natal é somente um pretexto para comprar.
O gasto médio do presente será de R$ 170,00, sendo que 42% têm intenção gastar até R$ 150,00.
Em média, a pesquisa mostra que os consumidores planejam comprar dois presentes para si próprios.
Os itens mais desejados são roupas (55%), calçados (31%), perfumes e cosméticos (27%), celulares ou smartphones (17%), acessórios (14%) e livros (11%).
Inicialmente foram ouvidas 686 pessoas nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 600 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal.
A margem de erro é de 3,7 e 4,0 pontos percentuais, respectivamente, para um intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa foi realizada entre 07 e 12 de outubro passado.
Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário