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| Imagem: Ilustração |
A
expectativa é de que 101,6 milhões de pessoas comprem algum presente para si
mesmas neste fim de ano, o que promete movimentar cerca de R$ 36,7 bilhões na
economia.
Boa
parte desse fenômeno é movido pelo aspecto emocional em suprir uma necessidade
aliada à reconfortante ideia do “eu mereço”.
De
acordo com o levantamento, entre os que estão dispostos a comprar presentes
para si mesmos, 51% afirmam que o fazem por precisar de algum produto e, por
essa razão, aproveitam esta época.
Outros
30% justificam ser uma recompensa por terem trabalhado muito em 2019, enquanto
17% admitem que o Natal é somente um pretexto para comprar.
O
gasto médio do presente será de R$ 170,00, sendo que 42% têm intenção gastar
até R$ 150,00.
Em
média, a pesquisa mostra que os consumidores planejam comprar dois presentes
para si próprios.
Os
itens mais desejados são roupas (55%), calçados (31%), perfumes e cosméticos
(27%), celulares ou smartphones (17%), acessórios (14%) e livros (11%).
Inicialmente
foram ouvidas 686 pessoas nas 27 capitais para identificar o percentual de quem
pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 600 entrevistas,
investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal.
A
margem de erro é de 3,7 e 4,0 pontos percentuais, respectivamente, para um intervalo
de confiança de 95%.
A
pesquisa foi realizada entre 07 e 12 de outubro passado.
Baixe
a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas.


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