sexta-feira, 31 de julho de 2015

Ganho de Peso: Anorc encerra prova e campeões serão conhecidos nos próximos 10 dias

Foto: Demis Roussos/Assessoria
A Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), encerrou na quinta-feira (30) uma prova de ganho de peso (PGP) com animais da raça Nelore, Guzerá e Sindi, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
Nesta sexta (31) estão sendo realizados, pela primeira vez no Nordeste, os exames de carcaça e percentual de gordura via ultrassom, para identificar os campeões de cada raça.
Os vencedores serão conhecidos nos próximos 10 dias, segundo informação de Jean Valério, da assessoria de comunicação da Anorc.
A competição reuniu animais do RN, PB e PE e começou em fevereiro deste ano.
De acordo com o presidente da Anorc, Antônio Teófilo, a prova de ganho de peso irá contribuir de maneira significativa para a seleção de animais, identificando linhagens com potencial de ganho de peso diário.
Os 35 animais chegaram ao parque em fevereiro e passaram por 60 dias de adaptação, para então entrarem na competição.
Todos nasceram na mesma época, já que um requisito para participar da prova é que sejam contemporâneos na idade.
A realização de exames de ultrassom é a novidade inserida na prova deste ano.
Para isso, a ABCZ trouxe a especialista Marina de Nadai Bonin, que está avaliando hoje a espessura de gordura nas carnes e assinará os laudos finais dos animais.
Conselheiro da ABCZ e vice-presidente da Anorc, Orlando Procópio também destaca importância da prova e explica que os animais são pesados na chegada, durante o período de adaptação e quando a prova é iniciada.
A partir daí, são realizadas pesagens mensais.
O campeão de cada raça será aquele animal que obteve o melhor ganho de peso no período, melhor desenvolvimento do perímetro escrotal e melhores características morfológicas da raça.
Apoiam a realização da PGP as empresas Agronorte, Tortuga, Pré-Secado Laranjeiras e Multicampo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário