segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Fruticultura: Sindicatos e empresas fecham acordo para Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020

Imagens: Reprodução
Em mais uma rodada de reuniões para tentar negociar a Convenção Coletiva de Trabalho, realizada na última sexta feira (27) em Mossoró, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos municípios de Mossoró, Baraúna, Apodi, Assú, Ipanguaçu, Macau, Jandaíra e Caiçara do Norte fecharam acordo para a Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020 da Fruticultura Irrigada.
A convenção terá a vigência retroativa de 1º de setembro de 2019 a 1º de setembro de 2020, destaca informação do portal virtual da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do RN (Fetarn).
A principal mudança é o salário base da categoria dos trabalhadores rurais assalariados, passando a ser a partir de primeiro de setembro até 31 de dezembro de 2019 de R$ 1.022,00 e a partir de primeiro de janeiro de 2020 com R$ 12,00 a mais do mínimo.
A reunião contou com a presença de vários dirigentes sindicais dos municípios envolvidos.
Também estiveram presente o residente da Fetarn, Manoel Cândido da Costa, e o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Assalariados do Estado do RN (Fetraern), José Saldanha.
A reunião contou com a participação de vários representantes de empresas do ramo da fruticultura do estado, por exemplo, Agrícola Famosa, Bolo Brasil e dentre outras.
Também teve a mediação de Cláudio Gabriel Macedo, representando a superintendência estadual da Secretaria do Trabalho e Emprego no RN, assim como também dos assessores jurídicos do movimento sindical rural no RN, advogados Marcos George de Medeiros e Evandro de Oliveira Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário