quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Nota técnica: Ipea propõe criação de nova lei para licitações e contratos

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta sexta-feira (1º), às 14h30, a nota técnica A reforma da Lei 8.666/93 e do arcabouço legal de compras públicas no Brasil: contribuições do Ipea à Consulta Pública do Senado.
Segundo informação do órgão, a proposta sugere a criação de uma nova lei, ao invés de fazer uma reforma da Lei nº 8.666, que está em discussão na Comissão Especial do Senado instalada em 13 de junho deste ano.
A Lei nº 8.666/93, que trata de licitações, contratos e compras, já foi alterada por 61 Medidas Provisórias e 19 leis, um total de 80 normas, ou quatro por ano, e costuma ser considerada como um fator de “engessamento” dos processos.
Para o Ipea, a reforma da Lei nº 8.666 deve buscar seus principais pontos na Lei nº 12.462/2011, que instituiu o Regime Diferenciado de Contratações (RDC),  uma espécie de “Lei de Licitações” paralela, para compra de bens, serviços e obras, referentes à Copa do Mundo, Olimpíadas e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Entre as alterações propostas pelo Ipea, está a criação de uma agência executiva de compras centralizada, de um órgão normatizador federal e de carreiras de níveis médio e superior especializadas em compras públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário