terça-feira, 31 de outubro de 2023

PNAD-C: Maioria dos teletrabalhadores do estado do RN realizou a tarefa no domicílio

Imagem: Reprodução
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurou, pioneiramente, dados para melhor compreender os fenômenos do trabalho plataformizado e do teletrabalho no país, e a coleta se verificou no quarto trimestre de 2022, considerando para tal a atividade principal das pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas no período de referência, exceto empregados nos setores público e militar.
Quanto ao teletrabalho e ao trabalho remoto realizados apenas nos domicílios - tendo a residência como um local alternativo de trabalho -, das 1,3 milhões de pessoas ocupadas e não afastadas no RN, 16% (217 mil) trabalharam no próprio domicílio durante o período.
Este trabalho remoto ocorreu para um contingente menor (7,8%, ou 106 mil de ocupados).
Por fim, o último subgrupo dessa análise corresponde às pessoas que realizaram o trabalho remoto e utilizaram equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), isto é, os teletrabalhadores no domicílio (5,8%, ou 79 mil ocupados).
Como visto anteriormente, se 86 mil pessoas realizaram teletrabalho em 2022 no RN, significa dizer que 91,9% dessas pessoas que executaram teletrabalho o fizeram no próprio domicílio, ressalta a informação da assessoria de imprensa do IBGE, em Natal.
Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD-C).

Nenhum comentário:

Postar um comentário