terça-feira, 1 de junho de 2021

UFRN-Emparn: Parceria resulta em aplicativo que ajuda agricultores no gerenciamento de pragas

Imagem: Ilustração
Um programa de computador desenvolvido por cientistas da Universidade Federal do RN (UFRN) com potencial para ajudar agricultores no gerenciamento das pragas da Cochonilha de Escama na palma forrageira do cacto recebeu, em maio, o registro definitivo de propriedade intelectual pelo  Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).
Criado em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o palmaS tem a funcionalidade de identificar a aplicação adequada dos produtos de proteção, de acordo com a fase de infestação e o ciclo de desenvolvimento da praga.
Assim, a partir do registro e gerenciamento do histórico de observações de presença e infestação de Cochonilha de Escama, o aplicativo realiza uma orientação personalizada ao produtor com base nas observações realizadas em campo.
Conhecida também como piolho ou mofo da palma, a Cochonilha de Escama é uma das principais pragas que devasta a palma forrageira.
Para evitar a proliferação, o produtor deve acompanhar os primeiros sinais da infestação e realizar o controle, destaca informação da assessoria de imprensa da UFRN, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário