sábado, 1 de setembro de 2018

OAB/RN: Instituição cria medalha para homenagear mulheres advogadas

Imagem: Ilustração/OAB
O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil no RN (OAB/RN) aprovou a criação da Medalha de Mérito Wandecy Veras, destinada a homenagear as mulheres advogadas que tenham contribuído para a valorização da profissão e exercem ou exerceram a advocacia com ética e profissionalismo.
A Medalha será entregue anualmente no dia 30 de maio – data de nascimento de Wandecy e Dia Estadual da Mulher Advogada – por iniciativa e propositura da presidente da Comissão da Mulher Advogada, em solenidade pública, dirigida pelo presidente da OAB/RN.
Serão agraciadas quatro advogadas, sendo duas por antiguidade de inscrição na Ordem e duas por reconhecimento, salienta informação postada através do portal virtual da OAB potiguar.
Wandecy Albanês Ferreira Veras foi a primeira mulher advogada inscrita na OAB/RN.
Ela nasceu na cidade de Olinda (PE) em 30 de maio de 1924 e concluiu o curso de Direito em 22 de dezembro de 1951 na Faculdade de Direito da Universidade do Recife (PE), atual Universidade Federal de PE (UFPE).
Fixou residência no RN e formalizou a inscrição na OAB/RN, de nº 112, em 08 de abril de 1953.
Wandecy foi a primeira promotora de justiça efetiva no estado, a primeira mulher a exercer a magistratura no território potiguar e a terceira em todo o Brasil.
A nível nacional, ela foi a primeira mulher a tomar assento em um Tribunal de Justiça para Julgamento e a primeira mulher a presidir o Tribunal do Júri.
Também foi professora e diretora do Curso Normal Regional, atual Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho em Parelhas, onde também foi vereadora.
Em 1956, foi nomeada para o exercício da magistratura e em 1976, a Câmara Municipal de Natal lhe concedeu o título de cidadã natalense.
Faleceu em 09 de fevereiro de 1990, aos 65 anos de idade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário