sábado, 1 de outubro de 2016

TRE/RN: Urnas eletrônicas sorteadas para votação paralela são de Natal, Ipanguaçu e Nísia Floresta

Foto: Reprodução/TRE
Foram sorteadas na manhã deste sábado (1º), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE/RN), as urnas que serão utilizadas na votação paralela que acontece no domingo (02), primeiro turno das eleições 2016.
A solenidade contou com a presença do presidente do TRE, desembargador Dilermando Mota e da diretora-geral da instituição, Andréa Campos, detalha informação do portal virtual do Tribunal.
Pela resolução do TSE, foram escolhidas duas urnas do interior e uma de Natal.
Para garantir agilidade na busca e instalação dessas urnas, restringiu-se do sorteio – com consentimento do público presente – equipe da Comissão de Auditoria do TRE/RN, servidores da Secretaria de Tecnologia de Informação e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) – municípios localizados a mais de 200 km de distância da capital. Sendo assim, foram sorteadas as seguintes urnas: 1ª Zona Eleitoral, em Natal, seção nº 298, na Escola Estadual Padre Monte, bairro das Rocas, na capital potiguar; 29ª Zona Eleitoral, em Assú, seção nº 189, Grupo Escolar de Pataxó, município de Ipanguaçu; e, 67ª Zona Eleitoral, em Nísia Floresta, seção nº 10, Escola Estadual Professora Adélia da Silva Gurgel, Campo de Santana, Nísia Floresta.
 Os juízes eleitorais já têm conhecimento e a PRF está a caminho.
Estas urnas serão substituídas por urnas de contingência.
A auditoria acontece neste domingo, a partir das 8h, na Universidade Potiguar (UnP) em Natal.
O processo será repetido caso haja segundo turno.
Partidos políticos preencheram cédulas de votação de papel que foram depositadas em urnas de lona.
No domingo, estes votos serão digitalizados nas urnas eletrônicas para, às 17h, o Boletim de Urna (BU) atestar a compatibilidade dos votos manuais e eletrônicos.
Este procedimento é adotado desde 2002 como estratégia para verificar o funcionamento do equipamento e garantir mais transparência aos procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário