Imagem: Valter Campanato |
A análise foi feita em 109.103 quilômetros de rodovias pavimentadas federais e estaduais.
O estado geral das rodovias leva em conta três características analisadas: pavimento, sinalização e geometria da via.
Esses aspectos recebem classificações que vão desde ótimo e bom a regular, ruim e péssimo, frisa reportagem publicada pela página eletrônica do portal Brasil 61.
De acordo com o estudo, as rodovias federais públicas registraram queda de qualidade.
O estado geral na classificação ótimo e bom caiu de 32,5%, em 2019, para 28,2%, em 2021; e, a sinalização é um dos fatores mais problemáticos.
Nesse
ponto, os problemas nas rodovias públicas aumentaram 12,1 pontos percentuais
nos últimos dois anos e passaram de 56,4% para 68,5%.
A pesquisa da CNT revela, ainda, que as rodovias pavimentadas sob concessão da iniciativa privada estão em situação relativamente estável.
O estado geral da malha concedida este ano se manteve quase igual ao de 2019.
A avaliação do trecho aferido como ótimo e bom foi de 74,2% este ano e, em 2019, esse percentual tinha sido de 74,7%.
A pesquisa da CNT revela, ainda, que as rodovias pavimentadas sob concessão da iniciativa privada estão em situação relativamente estável.
O estado geral da malha concedida este ano se manteve quase igual ao de 2019.
A avaliação do trecho aferido como ótimo e bom foi de 74,2% este ano e, em 2019, esse percentual tinha sido de 74,7%.
Análise
semelhante ocorreu com essa composição da extensão de rodovia identificada como
regular, ruim e péssimo.
Há dois anos, representava 25,3% da malha pesquisada e, em 2021, fechou em 25,8%.
Há dois anos, representava 25,3% da malha pesquisada e, em 2021, fechou em 25,8%.
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