sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Prefeituras: Relatório mostra o comportamento de receitas e despesas em 2012 e 2013

Benes Leocádio
Enquanto a parcela da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) repassada às prefeituras do RN cresceu 28,29% em 2013, no comparativo com 2012, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) aumentou apenas 1,5%, descontada a inflação.
As informações fazem parte de comunicado feito pela Federação dos Municípios do RN (Femurn) aos prefeitos, secretários e assessores no dia 31 de dezembro último um conjunto de informações sobre o comportamento do ICMS e do FPM, segundo o site da entidade municipalista.
O comportamento do tributo estadual e da transferência constitucional que é feita pelo Governo Federal às Prefeituras mostra, no entendimento do presidente da Femurn, prefeito Benes Leocádio (PMDB), de Lajes, a disparidade entre a receita do FPM, principal fonte de renda da maioria dos pequenos municípios, e o aumento de despesas.
No comunicado distribuído aos prefeitos, o presidente da Federação mostra, ainda, a evolução e os últimos aumentos do salário mínimo e do piso salarial nacional do Magistério.
De acordo com o comunicado, a diferença entre o que é arrecadado pela União e a parcela repassada aos municípios comprova a divisão desigual do bolo tributário nacional.
Os números, assinala o presidente da Femurn, demonstram o “quanto essa distribuição nos deixa aquém do que que merecemos e precisamos para cumprir os compromissos com as nossas gestões, gerando, portanto, um desequilíbrio federativo entre os entes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário