quinta-feira, 4 de julho de 2024

MPF: Câmara de Mossoró fará audiência para reconhecer erro histórico de apoio ao golpe militar

Imagem: Reprodução
A Câmara Municipal de Mossoró acatou recomendação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) e promoverá, no próximo dia 11 de julho, quinta-feira, às 9h, audiência pública de reparação simbólica e reconhecimento do erro histórico no apoio ao golpe militar ocorrido em 1964.
A recomendação, feita em abril deste ano, veio após o MPF constatar que, no contexto da Justiça de Transição, faltou à casa legislativa atuação mais efetiva em torno da proteção da democracia para além de projetos de Decreto Legislativo e de Lei.
O apoio ao golpe militar, dado pelo Legislativo de Mossoró, iniciou-se em abril de 1964, durante a sua terceira sessão ordinária, em que parte dos vereadores requereram, oficialmente, voto de louvor, gratidão e confiança às Forças Armadas, por terem supostamente “restaurado a pátria e o princípio da ordem e da lei” no Brasil.
Após, aprovaram uma moção de congratulação e solidariedade ao general Humberto de Alencar Castelo Branco, eleito então Presidente da República, pelo Congresso Nacional, em 11 de abril de 1964.
Por fim, cassaram os mandatos de suplentes de vereadores considerados como comunistas, transmite texto produzido pela assessoria de comunicação social do MPF/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário