terça-feira, 16 de julho de 2019

PM/RN: Governo do Estado abrevia calendário e anuncia novas datas para concurso público

Imagem: Sandro Menezes/Assessoria
O cronograma para conclusão das etapas do concurso público da Polícia Militar do RN (PM/RN) foi anunciado nesta terça-feira (16), com a presença dos representantes da comissão dos aprovados e das entidades de classe da categoria, pela governadora Fátima Bezerra (PT), na sala de reuniões do Gabinete Civil, na capital do estado.
Travado por alguns debates jurídicos, o processo seletivo prosseguirá em oito fases, até a homologação, estabelecida para setembro de 2020, registra informação da assessoria de imprensa da gestão estadual.
Estabelecido por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), intermediado pelo Ministério Público do RN (MPRN), o atual calendário está dividido em oito fases.
O TAC foi firmado com o Governo do RN através da Secretaria de Estado da Administração (Sead), do Comando Geral da PM/RN e da Procuradoria Geral do Estado do RN (PGE/RN).
Será iniciado neste mês de julho, com a reclassificação e correção da redação para candidatos retidos no ponto de corte da prova de Geografia, que foi alterado pelo documento, e encerrado com homologação do certame, previsto para o início de setembro.
O novo calendário prevê que o curso de formação será iniciado no dia 02 de janeiro de 2020 e transcorrerá até dia 28 de agosto do mesmo ano.
O andamento do concurso, iniciado no segundo semestre do ano passado, estava prejudicado devido a algumas incorreções do edital, como por exemplo, o ponto de corte das questões objetivas estabelecido para o mínimo de 40% de acerto, para que a redação do candidato fosse corrigida.
Como a referida disciplina teve oito questões, o ponto de corte não era exato e dificultou a compreensão da banca.
A primeira cláusula do TAC determina que o ponto de corte deverá ser rebaixado para três questões, de modo que haverá uma reclassificação, a ser conduzida pela empresa que elaborou as provas.
Outra condição do termo foi a continuidade no processo seletivo das candidatas do sexo feminino que foram chamadas a mais, para suprir vagas destinadas aos homens, uma vez que não havia classificados do sexo masculino em número estipulado pelo edital.
Atualmente, o contingente da PM norte-rio-grandense conta com 170 policiais femininas e 7.636 masculinos.
O TAC, que será publicado nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial do Estado, foi assinado pelo promotor de justiça Vitor Emanuel de Medeiros Azevedo, pela secretária Virgínia Ferreira (Administração), pelo coronel Alarico Azevedo Júnior, pela vice-presidente da Comissão Especial do Concurso Público, Maria das Graças de Araújo, pelo titular da PGE/RN, Luiz Antônio Marinho, e pelo procurador-geral adjunto, José Duarte Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário