quinta-feira, 1 de junho de 2017

Resolução: TSE aprova resolução que amplia rezoneamento eleitoral para o interior do país

Foto: Reprodução/TSE
Durante a sessão administrativa desta quinta-feira (1º), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução que amplia o remanejamento e a extinção de zonas eleitorais para o interior dos estados em todo o país.
A medida já está em andamento nas capitais dos estados, que devem excluir pelo menos 72 zonas eleitorais, destaca a informação veiculada pela página eletrônica do TSE.
O rezoneamento tem como objetivos aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais, com foco na qualidade do atendimento ao eleitor brasileiro.
Conforme o critério adotado pela resolução, o município do interior de cada estado que tiver mais de uma zona eleitoral só poderá manter as duas unidades caso o quantitativo de eleitores da cidade seja maior que 70 mil por zona eleitoral.
A norma também prevê que os eleitores das zonas eleitorais extintas deverão ser redistribuídos para as zonas eleitorais cuja localização privilegie o acesso dos eleitores, preferencialmente sem alterações em seus locais de votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário