quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Providência: MPRN recomenda combate ao nepotismo na cidade de Campo Grande

Imagem: Ilustração
O Ministério Público do RN (MPRN), através da Promotoria de Justiça de Campo Grande, Médio Oeste do estado, expediu recomendação para a Prefeitura municipal com o intuito de combater a prática de nepotismo no Poder Executivo.
O documento foi publicado na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial do Estado, destaca informação estampada no site da instituição ministerial.
Na Promotoria de Justiça tramita inquérito civil que investiga supostos casos de nepotismo na Prefeitura de Campo Grande.
Segundo apurou o MPRN, pessoas com vínculos de parentesco com o prefeito assumiram cargos na Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mesmo sem conhecimento técnico comprovado nas respectivas áreas.
Assim, a principal recomendação do MPRN é que o Poder Executivo municipal exonere, no prazo de 10 dias, todos os ocupantes de cargos políticos que não apresentem qualificação técnica e que possam se enquadrar na prática de nepotismo.
Além disso, a recomendação prevê que a Prefeitura se abstenha de nomear para o exercício de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada, pessoas que apresentem relação consanguínea ou de afinidade até o  terceiro grau com quaisquer dos ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do município, chefe de gabinete, vereadores e qualquer outro cargo comissionado do poder executivo ou legislativo referido município, bem como qualquer caracterização de nepotismo cruzado.
A Prefeitura deve informar o MPRN sobre as medidas tomadas a fim de acatar o que foi recomendado até cinco dias após o prazo determinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário