domingo, 1 de abril de 2018

ANA: Cerca de 80% da água consumida nas cidades vira esgoto

Imagem: Ilustração
No Brasil, as políticas e os investimentos em recursos hídricos precisam ser eficientes para defender as bacias, preservar as florestas, os rios, os mananciais e, ainda, promover o tratamento do esgoto em todas as cidades.
De acordo com dados da Agência Nacional de Águas (ANA), as cidades têm os maiores desafios na defesa dos recursos hídricos.
As áreas urbanas brasileiras consumiram cerca de 500 mil litros de água por segundo, dos mais de dois milhões de litros retirados na natureza para o abastecimento do país em 2016.
Confira o Relatório-Conjuntura Recursos Hídricos 2017 da ANA AQUI.
Quanto ao descarte da água, após o uso pela população, os números da ANA revelam um cenário preocupante: dos 500 mil litros de água retirados da natureza por segundo ao ano, quase 400 mil são descartados como esgoto nas cidades.
Destes, menos de 40% são coletados e tratados, aponta informação de Cristiano Carlos, repórter da Agência do Rádio.
Dados da ANA revelam ainda que em cada grupo de 100 pessoas no Brasil, 43 têm acesso à coleta e ao tratamento de esgoto; 18 apenas à coleta; 12 dão solução por conta própria ao saneamento; e, 27 não têm nem a coleta e tão pouco o acesso ao tratamento de esgoto.
A maior disponibilidade de saneamento básico está nos estados da região Sul do país, onde 65 pessoas, em cada grupo de 100, têm atendimento adequado de coleta e tratamento de esgoto.
A maioria da população da região Nordeste ainda não tem acesso aos serviços de coleta e tratamento e, no Norte, menos de 35 pessoas, em 100, têm acesso a saneamento básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário