sexta-feira, 7 de agosto de 2020

TSE: Partidos devem comunicar à Justiça Eleitoral quaisquer eventos para arrecadação de fundos

Imagem: Reprodução
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu, nesta quinta-feira (06), que os partidos devem comunicar à Justiça Eleitoral quaisquer eventos voltados à arrecadação de fundos.
O entendimento foi firmado em consulta apresentada pelo Partido Renovador Trabalhista (PRTB), que questionava, entre outros pontos, a possibilidade de realizar eventos entre amigos visando arrecadação de fundos.
A consulta não foi conhecida em parte porque os ministros a consideram genérica, registra informação do portal virtual do TSE.
O PRTB também indagou a possibilidade do partido utilizar eventuais recursos arrecadados para promover sorteios e possíveis regras aplicadas a esse tipo de evento, bem como a necessidade de comunicar sua realização à Justiça Eleitoral.
O relator, ministro Edson Fachin, conduziu seu voto pelo não conhecimento dos questionamentos diante da amplitude e eventual vagueza na expressão “evento entre amigos” e destacou que poderia gerar múltiplas interpretações.
O ministro destacou, entretanto, a necessidade de comunicação à Justiça Eleitoral de qualquer evento para obtenção de fundos realizado pelas agremiações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário