domingo, 18 de novembro de 2018

Pronunciamento: Deputado chama atenção para o corte de subsídio e elevação do preço do milho

Imagem: Eduardo Maia/Assecom ALRN
O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) – foto – chamou atenção durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do RN, na quarta-feira (14), para o corte de subsídio e elevação do preço do milho.
O parlamentar destacou que o fim da subvenção do milho está em vigor desde a publicação de decreto pelo Ministério da Agricultura, no dia 31 de outubro.
Os pequenos pecuaristas nordestinos devem sofrer nos próximos meses o impacto do fim da política que permitia a esses mesmos produtores terem acesso aos estoques de milho do Governo a preços compatíveis com os do mercado local. A saca de milho de 60 kg, que estava sendo comercializada a R$ 33,00, graças à subvenção, agora passa a custar R$ 51,66 no RN”, disse Tomba Farias, conforme texto produzido pela assessoria de comunicação da ALRN.
Para o parlamentar, “trata-se de um golpe desferido contra os pecuaristas nordestinos, que acarretará impacto negativo não apenas na pecuária, como também na mesa do povo, que pagará mais caro pela carne e outros produtos que consome”.
O deputado também ressalta a necessidade de atenção para o Nordeste que vai enfrentar o sétimo ano de seca.
“Me dói o coração ver que o tal decreto faz com que seja o Nordeste quem mais sofra com a medida, por ser mais distante dos centros produtores”, declarou.
O deputado explica que o valor do frete dos centros produtores para o Nordeste acaba por encarecer o produto final que chega à região.
Em aparte, o deputado Hermano Morais (MDB) reforça a difícil situação dos pecuaristas nordestinos que estavam “escapando” com esse subsídio para manter rebanhos e atividades na agricultura.
Para o Nordeste não se tem contemplação e o povo continua a sofrer. Os produtores rurais estão se mantendo com muita perseverança”, disse Hermano Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário