sábado, 19 de junho de 2021

Natal: PF e Marinha apreendem em alto-mar veleiro carregado com 4,3 toneladas de haxixe

Imagem: Reprodução/Assessoria
Uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) com a Marinha do Brasil e, que contou ainda
  com a colaboração da Aduana francesa; do Centro de Análises e Operações Marítimas - Narcóticos (MAOC-N) e de autoridades das Ilhas Virgens Britânicas, resultou na apreensão na noite da última quarta-feira (16) de um veleiro carregado com 4,3 toneladas de haxixe, entorpecente derivado da planta Cannabis e que contém uma alta concentração de Tetra-Hidrocarbinol (THC).
A embarcação foi interceptada em águas internacionais a uma distância de 426 quilômetros da costa pernambucana.
A operação, que contou com policiais federais do RN e de PE, decorreu da troca de informações entre as agências estrangeiras, a PF e a Marinha do Brasil que identificaram o transporte da droga em um barco que teria partido da Europa (Portugal) e que foi localizado com o emprego do Navio-Patrulha Oceânico Araguari.
Quando da abordagem e revista do veleiro, dois tripulantes, um russo e um esloveno foram presos.
A embarcação, bem como a carga e os homens detidos seguiram sob escolta para a Superintendência da PF em PE onde chegaram na manhã desta sexta-feira (18).
Com a formalização da ocorrência, foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias dos fatos.
Indiciados, os dois estrangeiros vão responder por tráfico internacional de drogas.
A apreensão, uma das maiores da história já realizada pela PF em águas internacionais, confirma a existência de uma rota marítima transcontinental de tráfico de haxixe com trânsito de remessas em grandes quantidades para o Brasil, salienta informação da assessoria de imprensa da superintendência estadual da PF potiguar, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário