terça-feira, 30 de abril de 2019

Idiarn: Órgão estadual inicia vacinação contra a febre aftosa no RN nesta quarta-feira

Imagem: Reprodução
O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) inicia nesta quarta-feira (1º), a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no estado.
Neste primeiro momento, durante todo o mês de maio, a vacinação é obrigatória para todo o rebanho, explica informação da assessoria de imprensa do órgão, na capital do estado.
De acordo com os técnicos do Idiarn, além da vacinação, os criadores devem fazer também a declaração dos seus animais.
O diretor do setor de inspeção e sanidade animal do Instituto, Renato Dias, frisou que o produtor, cadastrado junto ao Idiarn, deverá adquirir sua vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização e, após isso, vacinar seus animais e declarar o rebanho em um dos nossos escritórios, no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN) ou nas Secretarias Municipais de Agricultura.
Renato acrescenta ainda que este ano a dosagem da vacina contra a Febre Aftosa será diminuída de 05 ml para 02 ml.
A expectativa é que com a redução da dosagem ocorram menos reações nos animais vacinados.
O RN tem hoje um rebanho bovino em torno de 900 mil animais.
Na segunda etapa da ação, em novembro de 2018, o estado imunizou mais de 94,52% do rebanho, dando sequência aos bons índices de vacinação que vendo sendo obtidos com o trabalho do Instituto.
Além disso, esses números permitem que o estado mantenha o status livre de febre aftosa com vacinação e continue com as ações para a retirada da obrigatoriedade da vacina no RN.
A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.
O RN foi reconhecido internacionalmente livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014.
Desde que conseguiu a classificação, sonhada há décadas pelos criadores potiguares, o estado passou a estar apto a exportar seus animais para qualquer país do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário