terça-feira, 30 de abril de 2019

Campo Grande: Poder Judiciário do RN suspende nomeação de três secretários municipais

Imagem: Ilustração
O Ministério Público do RN (MPRN) obteve na Justiça a determinação para que o município de Campo Grande, região Médio Oeste do estado, suspenda os atos de nomeação e posse de três secretários municipais.
A medida visa combater a prática de nepotismo e é resultado de uma ação civil pública movida pela Promotoria de Justiça da comarca, salienta informação destacada através do portal virtual do MPRN.
Ainda na decisão, o Juízo da comarca proibiu o município de nomear essas mesmas pessoas para exercerem qualquer outro cargo público comissionado ou função gratificada ou contratá-los temporariamente ou através de contratos com empresas que prestem serviços terceirizados, enquanto houver relação geradora do nepotismo.
Os alvos da ação, que têm ligação com o prefeito Manoel Fernandes de Góis Veras, foram os secretários de Educação, Geovana Medeiros Fernandes (nora do prefeito), de Desenvolvimento Social, Iara Maria Dantas Vieira (esposa do prefeito) e de Desenvolvimento Econômico, Lyndon Jhonson Fernandes de Góis Veras (irmão do prefeito).
Nenhum dos referidos possuem qualificação técnica mínima para o exercício das funções.
Nem sequer apresentaram à Promotoria de Justiça diplomas ou certificados de conclusão em cursos afins aos seus cargos.
Para o MPRN, os atos de nomeação do prefeito apresentam fortes indícios de favoritismo familiar e afastam-se dos critérios de qualificação técnica para exercício de funções públicas e da primazia do interesse público.
Os atos, portanto, são ilegais e configuram o abuso de poder na sua perspectiva de desvio de finalidade, sendo assim passível de anulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário