sábado, 24 de março de 2018

Entendimento: Governo do Estado e UFRN preparam parcerias na área de saúde

Imagem: Carol Reis/Assecom UFRN
A Universidade Federal do RN (UFRN) e o Governo do Estado avaliaram, durante reunião quinta-feira (22) duas possibilidades de parceria: uma envolvendo o Laboratório Central de Anatomia Patológica e Citopatologia do RN e outra com o Laboratório de Biologia Molecular e Genômica (LBMG).
A informação vem do órgão de imprensa da UFRN, na capital potiguar.
No primeiro caso, a proposta do Governo do Estado é fazer com que, após sua construção, o laboratório esteja vinculado ao Hospital Universitário Onofre Lopes, para a realização de exames preventivos ao câncer e doenças crônicas.
Os valores são fruto de investimento de quatro milhões de reais provenientes do empréstimo contratado pela administração estadual junto ao Banco Mundial.
Em relação ao LBMG, a ideia é firmar um termo de cooperação para aquisição de um software para possibilitar a realização de testes de paternidade no estado com valor abaixo do contratado atualmente.
Além disso, há a perspectiva de, a partir dessa parceria, a construção de um Centro de Genética Humana vinculado ao laboratório.
Presentes à reunião, a secretária Chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, e o secretário estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Vagner Araújo, colocaram que o termo de cooperação para operacionalizar os testes de paternidade pode ser viabilizado já na próxima semana.
Já em relação ao Laboratório Central de Anatomia Patológica e Citopatologia do RN, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, explicou que há a necessidade de uma reunião adicional com a presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e com as secretarias de saúde envolvidas.
Na reunião ocorrida na Sala de Reuniões da Reitoria, em Natal, também estiveram presentes os superintendentes dos três hospitais universitários do estado, membros das equipes da Superintendência de Infraestrutura e do laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário