sexta-feira, 18 de julho de 2014

Prêmio Jovem Cientista: Estudante potiguar participará da 66ª Reunião Anual SBPC

Os vencedores da última edição do Prêmio Jovem Cientista vão participar da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada este ano na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, entre os dias 22 e 27 de julho. 
Durante o encontro, os jovens pesquisadores apresentarão suas pesquisas relacionadas ao tema da edição de 2013: “Água: desafios da sociedade”.
A exposição, em formato de mesa-redonda, aberta a debates e perguntas, será realizada em 23 de julho, próxima quarta-feira, de acordo com informação da assessoria de imprensa.
O mineiro Gustavo Meirelles Lima, vencedor da categoria Mestre e Doutor, apresentará o “sistema de microgeração de energia em redes de abastecimento de água”, como alternativa para reduzir a perda no processo de captação e distribuição, e atenuar o valor cobrado ao consumidor final.
José Leôncio de Almeida Silva, do Estado do RN, levará para a 66ª reunião da SBPC os benefícios da mistura de águas salinas para a irrigação e produção de forragem em regiões semiáridas do Brasil, tema vencedor da categoria Estudante do Ensino Superior, em 2013.
Já o jovem cientista paraense Edivan Nascimento Pereira, vencedor da categoria Estudante do Ensino Médio, mostrará como produziu carvão ativado a partir do caroço do açaí para filtrar água em casa.
A presença no evento, com direito a exposição do projeto, participação em workshops e palestras, entre outras atividades que compõem a programação, é um dos benefícios concedidos aos primeiros colocados do Prêmio Jovem Cientista.
Os vencedores recebem ainda prêmios em dinheiro, bolsas de iniciação científica e têm a chance de participar de eventos de grande porte, como é o caso da SBPC, que em 2013 recebeu mais de 22 mil inscrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário