quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Semarh: Órgão realiza campanha preventiva e corretiva da rede hidrometeorológica do RN

Imagem: Reprodução
Ao longo da última semana a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Coordenadoria de Recursos Hídricos (Cogerh), e o Instituto de Gestão de Águas do RN (Semarh) realizaram campanha preventiva e corretiva da rede de monitoramento hidrometeorológica do estado.
A nota é divulgada por meio do endereço virtual da Secretaria na internet.
Para isso, os pesquisadores Felipe Medeiros, Paulo Cezar e Raoni Lopes visitaram algumas estações de Plataforma de Coleta de Dados, as chamadas (PCD), que fazem a aquisição automatizada de dados hidrológicos e meteorológicos, tais como nível da água e precipitação.
Paulo Cezar destaca que o uso das PCDs tem várias vantagens, como por exemplo, a possibilidade de acompanhar em tempo real eventos hidrológicos críticos e o volume armazenado em reservatórios.
Segundo o meteorologista Felipe Medeiros, os dados da PCD são de extrema importância para as atividades de monitoramento, especialmente nessa época do ano, correspondente à quadra chuvosa do estado.
A previsão divulgada pela empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) deve ser de chuvas acima da média, entre os meses de março, abril e maio.
Entre os locais visitados pelos pesquisadores, estão as cidades de Jardim de Piranhas, Santa Cruz, Apodi e Felipe Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário