quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Coronavírus: Secretaria da Saúde Pública registra cinco casos suspeitos no RN

Imagem: Ilustração
O estado do RN tem cinco casos suspeitos de coronavírus.
É o que informou a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) na manhã desta quinta-feira (27).
Os casos são considerados suspeitos conforme protocolo do Ministério da Saúde, registra informação do portal G1 RN.
Dos três casos em investigação mencionados na nota emitida na tarde de quarta-feira (26), apenas um segue ainda em investigação para definição, enquanto que os outros dois foram classificados como casos suspeitos para COVID-19 (novo Coronavírus).
Além desses, foram notificados mais três casos, os quais já foram classificados como casos suspeitos.
A Sesap informa que todos os casos suspeitos no RN possuem histórico de viagem à Itália.
Os atendimentos médicos foram realizados, assim como a coleta para exames.
Os pacientes seguem em isolamento domiciliar, enquanto aguardam a confirmação ou descarte de caso para COVID-19.
Concomitantemente ao acolhimento dos pacientes, a Sesap juntamente com as equipes de Vigilância Epidemiológica Municipais, já deu início às primeiras medidas de investigação e monitoramento, conforme estabelecido previamente no Fluxo e Plano de Contingência Estadual para COVID-19, diante de caso suspeito.
Reforçamos que pessoas que apresentem sinais e sintomas característicos e que possuem histórico de viagem recente a um dos dezesseis países (China; Japão; Irã; Vietnã; Camboja; Tailândia; Coreia do Sul; Coreia do Norte; Singapura; Alemanha; Austrália; Emirados Árabes; Filipinas; França; Itália e Malásia), ou contato com caso suspeito ou confirmado por COVID-19, devem procurar atendimento nos serviços de saúde mais próximos de sua residência. É necessário que sejam adotadas as medidas de precaução e principalmente que diante da apresentação de sinais e sintomas que sejam evitados locais públicas. Ressaltamos que o Plano de Contingência do Estado do Rio Grande do Norte para o novo Coronavírus foi elaborado desde o início de Fevereiro e foi amplamente divulgado entre profissionais de saúde da rede pública e privada de todo o estado”, frisa a nota da Sesap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário