Imagem: Ilustração |
A
cada R$ 1,00 investido por patrocinadores em 53.368 projetos culturais por meio
da Lei em 27 anos, R$ 1,59 retornaram para a sociedade por meio da movimentação
financeira de uma extensa cadeia produtiva, que vai desde a equipe contratada
para construção de um cenário à logística de transporte necessária para a
montagem de um show.
O
impacto econômico total da Lei Rouanet sobre a economia brasileira foi de R$ 49,8
bilhões, concluiu o estudo, salienta informação da assessoria dee imprensa do
MinC.
O
valor diz respeito à soma do impacto econômico direto (R$ 31,2 bilhões
referentes ao valor total dos patrocínios captados historicamente, corrigido
pela inflação) e do impacto indireto (R$ 18,5 bilhões, referentes à cadeia
produtiva movimentada pelos projetos).
O
índice de alavancagem (R$ 1,59) é obtido por meio da divisão do impacto total
(R$ 49,8 bilhões) pelo impacto direto (R$ 31,2 bilhões).
Essa
é a primeira vez desde que a Lei foi criada, em 1991, que seu impacto é
avaliado por meio de estudo.
Para
tanto, a FGV desenvolveu uma metodologia específica, que considera as seis
áreas culturais contempladas pela Rouanet separadamente: Artes Cênicas, Artes
Visuais, Audiovisual, Humanidades (setor editorial), Música e Patrimônio
Cultural (museus e memória).
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