quinta-feira, 22 de março de 2018

IFRN: Colégio de Dirigentes se reúne e visita instalações da Fazenda Escola e Fábrica de Briquetes

Imagem: Reprodução
Com a presidência do reitor Wyllys Farkatt Tabosa, os integrantes do Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) se reuniram nesta segunda e terça-feira, 19 e 20 de março, para a segunda reunião ordinária, no campus Ipanguaçu do Instituto.
Na segunda-feira, temáticas importantes foram tratadas, como a aprovação de calendários acadêmicos e o Plano de Ação para 2018, registra informação extraída do portal virtual do IFRN.
Também foi realizada uma avaliação social efetuada pela Secretaria Acadêmica durante as matrículas dos alunos ingressantes e a apresentação do Relatório de Gestão 2017.
O segundo dia foi marcado pela visita dos Diretores às instalações da Fazenda-Escola do campus.
O veterinário do campus, Erick Argolo, apresentou a estrutura da bovinocultura, e explanou um pouco da história do setor, lembrando a chegada das primeiras matrizes ao campus e as estratégias para alavancar a produção leiteira.
Hoje, além de servir para alimentação dos nossos alunos, a nossa produção leiteira é parte disponibilizada para os campi Pau do Ferros e Currais Novos.
Os professores podem solicitar e agendar o dia da aula, e a escola oferece a estrutura necessária e profissional para acompanhar nos procedimentos.
Outros setores da Fazenda também foram visitados, como a Unidade Técnica Demonstrativa Agrofloresta, apresentada pelos professores Renato Castro e João Vianey e o Aviário, onde a mestra Paloma Macchi ressaltou a produção diária de ovos, que ultrapassa a média dos produtores locais, e também é utilizada na alimentação dos nossos alunos.
O setor também tem desenvolvido vários projetos junto à comunidade, alertando e ensinando práticas sustentáveis de produção através de minicursos, visitas, oficinas.
Ainda pela manhã a estrutura da recém-inaugurada Fábrica de Briquetes do Vale do Açu recebeu a visita do Codir, oportunidade para conhecer a estrutura e processo de produção que estará sendo realizado.
A fábrica foi construída com recursos do Programa Petrobras Socioambiental, através do Projeto Caatinga Viva, desenvolvido por cinco parceiros: IFRN, Embrapa Solos-RJ; Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (Anea) e a ONG Carnaúba Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário