sexta-feira, 7 de julho de 2017

ALRN: Prevenção ao câncer de cabeça e pescoço será debatida em Audiência Pública

Foto: Eduardo Maia/Assecom ALRN
A Assembleia Legislativa do RN, por iniciativa da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), promove na próxima segunda-feira (10) uma audiência pública para debater a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.
O tema será abordado dentro da campanha Julho Verde, realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).
A parlamentar é autora da Lei nº 10.132/2016, que insere a campanha Julho Verde no Calendário Oficial do RN, registra informação da assessoria de imprensa da ALRN.
A proposta do debate é reunir representantes de secretarias municipais e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) para melhorar o acesso dos pacientes ao diagnóstico preventivo da doença.
Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de laringe é o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata.
A estimativa aponta para a ocorrência de 7.350 novos casos da doença, sendo que 25% dos tumores são malignos.
Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.
Foram convidados para participar do debate pacientes laringectomizados, além de representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e das secretarias estadual e municipais de saúde do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário