![]() |
| Foto: Reprodução |
Já
passa de 400 o número de inscritos para o 2º Congresso de Saneamento do
Nordeste, que será realizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais
de Saneamento (Assemae) nos dias 08 e 09 de dezembro, quinta e sexta, em Natal.
O
evento tem como objetivo debater o protagonismo dos municípios na gestão do
saneamento e propor alternativas para o avanço do setor na região Nordeste.
As
inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site da Assemae, registra informação da assessoria de imprensa.
A
programação inclui sete painéis temáticos e apresentações de experiências
exitosas sobre municípios nordestinos que são destaques em sistemas de
saneamento.
O
congresso destina-se a gestores públicos, técnicos, empreendedores,
pesquisadores, estudantes, organizações não governamentais e profissionais
relacionados ao setor.
Além
do sucesso de inscrições, o evento segue com a confirmação de mais de 95% dos
palestrantes convidados, que debaterão temas conjunturais para a eficiência dos
serviços de saneamento, considerando as peculiaridades de obras estruturais,
capacitação humana e inovação tecnológica.
No
dia 08, quinta-feira, o primeiro painel debaterá a gestão eficiente no setor,
com a participação de representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa),
Ministério das Cidades e Federação Nacional dos Urbanitários (FNU).
Em
seguida, a programação abordará a criação e estruturação de serviços municipais
de saneamento básico, ressaltando as atividades do convênio assinado entre a
Assemae e a Funasa para a capacitação dos municípios.
As
experiências bem sucedidas de gestão do saneamento do Nordeste serão o tema do
terceiro painel, que destacará os municípios de Campo Maior (PI), Pesqueira
(PE) e Seabra (BA), bem como o Sistema Integrado de Saneamento Rural do Ceará
(SISAR).
Na
sequência, o congresso debaterá as estratégias sanitárias para as doenças
provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, com a presença de especialistas da
Funasa, Ministério do Meio Ambiente e SAAE de Jaguaribe (CE).
Na
sexta-feira (09), a programação será iniciada pelo painel sobre os
procedimentos para elaboração dos planos municipais de saneamento, incluindo
representantes da Funasa, Ministério das Cidades e da Companhia Estadual de
Água e Esgotos do RN (CAERN).
Dando
continuidade, o evento vai discutir a efetividade do controle social nas
políticas públicas de saneamento, a partir da contribuição de palestrantes da
Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
e Governo Federal.
O
último painel do congresso promete atrair a atenção do público com o tema
“Perspectivas para acesso a recursos no setor de saneamento básico em 2017”.
O
debate terá a participação dos principais agentes de investimentos direcionados
aos municípios, como a Funasa, Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades
e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Nenhum comentário:
Postar um comentário