quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Helder Barbalho: ‘Obras do rio São Francisco estão em ritmo acima da média dos últimos anos’

Helder Barbalho/Reprodução
As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), que garantirá segurança hídrica a mais de 12 milhões de pessoas nos estados do CE, PB, PE e RN, estão em ritmo acelerado e com média de execução acima da que vinha sendo registrada antes da gestão do presidente Michel Temer.
Em paralelo, e para assegurar água em quantidade e qualidade para a população, o Governo Federal lançou o programa de revitalização do rio São Francisco que está investindo em obras de tratamento de resíduos sólidos. 
As afirmações são do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante o Seminário Nacional de Saneamento Sustentável, realizado nesta terça-feira (29), em Brasília.
É fundamental agirmos de maneira rápida sob pena de o rio São Francisco ficar comprometido e também ter a sua oferta hídrica prejudicada. Como rio da integração nacional, é ele que vai ofertar água para os estados que compõem a transposição”, explicou, conforme relato produzido pela assessoria de imprensa do Ministério, na capital federal.
De acordo com Helder Barbalho, as obras do Projeto de Integração estão em plena execução.
Nós já estamos com 90,85% das estruturas concluídas. Precisamos alcançar 95,6% para que tenha água nos dois eixos: norte e leste. A partir daí as obras complementares estarão sendo entregues de forma sequencial. A expectativa é concluir o Eixo Leste até dezembro deste ano para que a água comece a percorrer os municípios da PB no próximo ano. Já o reservatório de Jati, no Eixo Norte, deve ter água até agosto de 2017 para abastecer o estado do CE e, consequentemente, a região metropolitana de Fortaleza. Nós devemos chegar com o abastecimento do RN em dezembro do próximo ano”, detalhou o cronograma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário