terça-feira, 28 de junho de 2016

Cajucultura: Hermano Morais defende distribuição de mudas para revitalização do setor no RN

Foto: Eduardo Maia/Assecom ALRN
O deputado Hermano Morais (PMDB) fez uma visita de campo na segunda-feira (27) à Fazenda Novo Oriente, no município de Severiano Melo, Alto Oeste potiguar, para conhecer um projeto piloto do cultivo de caju através de cajueiros precoces.
O parlamentar, que é presidente na Assembleia Legislativa do RN da Frente em Defesa do Setor Produtivo, relatou a experiência em plenário na manhã desta terça-feira (28) e defendeu um maior incentivo ao setor, como a distribuição de mudas para reativar o cultivo.
Em virtude da seca prolongada e da Mosca Branca, que atinge diretamente os cajucultores, o setor tem vivido uma crise, com risco até de ser extinto. É preciso que haja incentivo e ações para revitalizar esse cultivo, que movimenta a economia, gerando emprego e renda e ainda é um item importante na pauta de exportação do estado”, afirmou o parlamentar, conforme texto  preparado pela assessoria de comunicação social da ALRN.
Para Hermano Morais, tendo como base a experiência visitada no município do Alto Oeste potiguar, o apoio e assistência técnica aos agricultores são fundamentais para que o setor possa garantir bons resultados.
A Emparn, a Emater, a Embrapa dão apoio aos agricultores. O Banco do Nordeste também esteve presente e se colocando à disposição para financiamento de crédito para o setor”, complementou.
Hermano Morais defendeu a distribuição imediata pelo Governo do Estado de 10 milhões de mudas e a criação de uma câmara técnica por parte da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape).
Há uma expectativa de que o inverno seja regularizado, então essas mudas, principalmente do cajueiro precoce, precisam ser distribuídas urgentemente para que os agricultores possam reativar a cultura do caju e os produtos beneficiados, como castanha, polpa, doces”, disse ele.
O parlamentar também relatou viagem que fez a Brasília e voltou a defender ações para reativar a cultura no Nordeste e ainda a criação do FunCaju, um fundo de apoio a cultura do caju no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário