quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Debate: ALRN discute condições de trabalho e salários de profissionais da Odontologia

Foto: Eduardo Maia/Assecom ALRN
As condições de trabalho e remuneração dos dentistas que atuam no RN foram temas de audiência pública na tarde desta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa.
O debate, proposto pelo deputado Fernando Mineiro (PT), reuniu profissionais da Odontologia do estado que criticam os vencimentos e condições de trabalho na rede pública de saúde, segundo a informação da assessoria de imprensa da ALRN.
No encontro, os profissionais se queixaram dos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também dos salários dos servidores que atuam nas redes municipais e estadual.
Para a categoria, é importante que o poder público faça um padrão nos vencimentos regionais para que a solução para os baixos salários não fique exclusivamente nas mãos do governo federal através do SUS.
"Defendemos uma relação local entre o Poder Público e os profissionais. Queremos empenho para que ocorra realmente a valorização. Não há mais espaço para retórica”, disse o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Gláucio de Morais Silva.
No entendimento dos profissionais, é preciso que o SUS implante a carreira única, pagando vencimentos iguais aos profissionais de nível superior, sem a possibilidade de redução dos vencimentos aos que já têm salários superiores.
Além disso, os profissionais pedem a regionalização da carreira, estabelecendo um piso para os profissionais no estado.
Para o deputado Fernando Mineiro, os pleitos dos profissionais são justos.
Por isso, o deputado se prontificou a agendar uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, para que a possibilidade de regionalização seja discutida, e também sugeriu que o debate sobre a questão seja ampliado com todos os setores para que a sociedade tenha consciência sobre a precarização dos serviços, principalmente nos municípios.
"São coisas que acredito que podemos trabalhar. Não podemos deixar de discutir e cobrar as melhorias, mesmo que isso já seja cobrado há muitos anos. No que puder ajudar, vamos ajudar", comprometeu-se o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário