quinta-feira, 9 de abril de 2015

Literatura: Coordenador da Sesed lança Anuário sobre a Violência no RN

O coordenador de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria Estadual de da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ivenio Hermes, lançou neste mês o livro Metadados 2014: Anuário Sobre a Violência no Rio Grande do Norte.
Na obra, segundo a assessoria de comunicação da Sesed, o especialista reúne informações textuais e numéricas que compõem o quadro dos crimes violentos letais intencionais registrados no decorrer do ano passado e ainda comparando-os com o ano de 2013.
A publicação organizada pelo pesquisador Ivenio Hermes, com a colaboração de outros nove profissionais, sai do lugar-comum ao analisar os aspectos sociais ligados aos homicídios notificados no estado.
Dividida em 18 capítulos, a obra também apresenta alternativas diretas ou transversais de combate e/ou diminuição dessa realidade violenta.
A obra contempla questões consideradas polêmicas como a maioridade penal, o uso do álcool, as medidas profiláticas de combate à violência e até sobre abuso infantil e o perfil dos criminosos abusadores.
A publicação procura mostrar que as estatísticas podem ser ferramentas para as boas práticas de gestão em segurança pública, a exemplo de inúmeros países desenvolvidos, apontando rumos para ação e trazendo luz sobre os problemas que somente através da interconectividade com outros setores podem apontar soluções exequíveis e duráveis.
O capítulo inicial traz uma espécie de contador de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) ocorridos em 2014, denominado de Cvlímetro.
A parte seguinte aborda a metodologia diferenciada utilizada pelo autor para contabilizar os casos, sem limitar as mortes apenas às estatísticas, o que transformaria os casos em meros números, mas relacionando-as com análises criminais e de gestão, redefinindo com metadados a dimensão do que pode ser extraído do antes poderia ser uma simples contagem de números da violência.
A obra pode ser lida via internet pelo link http://bit.ly/1OWQUNY, e quem quiser um exemplar impresso pode adquirir pelo Clube de Autores no link http://bit.ly/1DnKTqG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário