quinta-feira, 12 de junho de 2014

Portarias: MPRN fará diagnóstico de Comdica de Mossoró e Serra do Mel

O Ministério Público do RN instaurou dois inquéritos civis para investigar o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Mossoró e de Serra do Mel, com o objetivo de apurar as condições de funcionamento e a atuação dos conselhos, verificando se o poder público tem disponibilizado a estrutura adequada para a realização dos serviços previstos.
Com base nas informações a serem levantadas, é intuito da 12ª Promotoria de Justiça formatar um diagnóstico aprofundado sobre o Comdica das duas localidades.
E, a partir disso, avaliar o que precisa ser melhorado para fortalecer a atuação dos conselhos tanto em Mossoró quanto em Serra do Mel, segundo notícia veiculada pelo portal eletrônico do MPRN.
Nas Portarias nº 0020/2014 e nº 0021/2014, referentes aos inquéritos civis nº 00003147-0 e nº 00003155-8, o promotor de Justiça Olegário Gurgel Ferreira Gomes, determinou que a direção de cada Comdica envie informações referentes à organização, tais como: datas das reuniões ordinárias e extraordinárias, detalhando a periodicidade; pautas e cronogramas de trabalho; cópias de atas das reuniões dos anos de 2012, de 2013 e até o momento; cópias das resoluções editadas nos últimos cinco anos com deliberações sobre políticas públicas na área da infância e juventude, bem como decisões aprovando os últimos planos de ação e aplicação para o Fundo de Infância e Juventude (FIJ).
Além de informações sobre campanhas, reuniões e assembleias realizadas para o debate de políticas infanto-juvenis, a portaria prevê também que os conselhos enviem informações sobre servidores do órgão e estrutura física que dispõe para a realização do trabalho.
Cada Comdica deve, ainda, informar ao MPRN, quais as medidas adotadas pelo órgão para controlar, fiscalizar e garantir a execução orçamentária de recursos previstos para o Fundo da Infância e Juventude e políticas públicas que afetam essa área de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário